quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

21° postagem - Resenha Princesa Mecânica

Olá leitores,

Hoje estou aqui para falar do final maravilhoso e espetacular de a trilogia Peças Infernais da nossa aclamada Cassandra Clare.
Depois de altas aventuras, o livro não poderia ter um final mais simples, fácil e básico. As vezes os autores complicam a série no ultimo livro, o que deixa a conclusão um tanto complicada para entender, mas Cassie conseguiu fazer algo super básico... básico de mais, e além de tudo, foi um pouco piedosa com os personagens, algo que não é a cara dela.

Derrotar Mortmain foi a coisa mais fácil que já existiu, o que me faz achar que foi um fim simples, são poucos os livros que acabam com o vilão em um piscar de olhos. São os problemas amorosos envolvendo meu triangulo amoroso preferido, Jem, Tessa e Will, que fazem o fim da saga ser bom, além da relação de parabatai de Jem e Will, que eu acho uma das melhores criações em qualquer livro que ela escreva com esse gênero. O conceito de parabatai é a coisa mais linda que já tive o prazer de ler e é ele que traz mais dor para o livro, mais ainda que os casamentos e corações partidos.

Sempre fui Team Will, mas acho que não é possível ter um team, por que de um jeito ou de outro Will e Jem acabam se completando e a pessoa ideal para Tessa seria os dois em um corpo só.
A dor que Will e Tess compartilham por Jem é o que junta os dois. A dor que Will sente enquanto vai resgatar Tessa é a dor que sentimos também, embora eu achasse melhor que outra coisa tivesse acontecido com Jem, além de achar que ia ficar mais dramático o que Cassie fez com ele é pura maldade e é preciso ter um coração muito frio para isso.

A nova personagem, Cecily, a presença maior dos irmãos Lightverme, ops, Lightwood, a falta de atenção de Henry e nosso maravilhoso Magnus Bane fazem o livro ter aquele toque de humor, mesmo nas partes difíceis e intrigantes.


O que marca mesmo o fim da série não é o fim de Mortmain, mas sim o último capítulo. Como sabemos, Tessa é imortal e nesse último capítulo nós vemos a passagem dos anos até a morte do amor de Tessa (não vou dar spoilers). Podemos ver também como o tempo passou, por que chegamos a ver Tess de JEANS, tentando seguir sua vida, sabendo que Charlotte, Henry, Will, Jem, Gabriel, Gideon, Sophie, todos esses morreram e ela vai continuar para sempre. Magnus ajuda com isso, diz que vai chegar uma hora que ela vai se acostumar com isso. O que me faz perceber o quanto ser imortal é ruim.

Passagens favoritas:

"-Que as vezes, quando não consegue decidir o que fazer, finge ser uma personagem de livro, pois é mais fácil resolver o que ela faria." -pág.61

"[...] Quero que pare - falou. - Sophie disse que todos continuam procurando uma cura para mim. Sei que dei permissão a Will, mas quero que parem agora, Charlotte. Acabou." -pág. 230

"-Claro que pode ter um verdadeiro nome de Caçadora de Sombras - disse Will. - Pode ter o meu." - pág. 410

Escala CS para classificação de livros: Livro da Minha Vida



Espero que tenham gostado
Muitos beijos
Cherry Suicide

Nenhum comentário:

Postar um comentário